Planejamento Financeiro: Como Controlar Suas Finanças?

Para que um negócio cresça, é fundamental que existam alguns requisitos. Principalmente, saber como planejar o financeiro da sua empresa, por exemplo. Cabe somente ao empreendedor, as decisões e medidas necessárias para garantir isso. Saber criar um planejamento financeiro de forma certa e eficaz, é indispensável para garantir o desenvolvimento do negócio. 

Mesmo sabendo da necessidade de cuidar das finanças, uma pesquisa revela que 58% não dedicam o tempo necessário para controlar sua vida financeira. Se você se encaixa nesse número, continue lendo para aprender dicas valiosas de um planejamento financeiro eficiente!

 

O que saber sobre planejamento financeiro?

 

Resumidamente, o planejamento financeiro é a maneira de traçar seus objetivos e metas financeiras de uma forma organizada, para alcançar seus planos.

Existem muitos aplicativos que te ajudam na organização, ou para quem é mais do time de papel e caneta, pode contar com algumas agendas organizacionais, mais conhecidas como planners. 

Isso contribui para entender quais são os pontos de melhoria no aspecto financeiro do negócio.

Com essa análise mais completa, fica mais fácil para administrar todos os períodos financeiros, tanto os bons, como os ruins que podem vir a surgir. É importante lembrar que o ato de planejar está ligado ao que você deseja alcançar no futuro e como você deve agir no presente para que esse objetivos sejam atingidos.

 

Como fazer um Planejamento Financeiro? 

 

Um planejamento bem feito também te ajuda a definir o que realmente importa.

Para começar um planejamento eficaz, é preciso de um relatório da situação financeira atual. Consistindo em:

  1. Quanto você ganha
  2. Quanto você gasta 
  • Seus Gastos Fixos
  • Gastos Variáveis
  1. Quanto você precisaria por mês caso acontecesse algum imprevisto?
  2. Também é interessante especificar algumas metas, como uma viagem, por exemplo.


Com esses gastos classificados, você pode começar a criar tetos de gastos para que a execução do seu planejamento esteja bem estabelecida, sem limites excedendo.

É recomendável que o planejamento seja feito mensalmente. Como citado acima, existem aplicativos e artigos de papelaria, que podem te ajudar de uma forma super organizada, a montar seu planejamento. 

 

Acompanhamento Mensal

 

Agora que você já sabe como se organizar, definiu seus objetivos, é super importante ficar de olho para que os gastos fiquem dentro da meta estabelecida.

Sabemos que se manter dentro do orçamento e poupar todo mês, não é fácil, principalmente pelo cenário atual que o mundo está vivendo. Mas, se você  programar investir regularmente em seus objetivos e desenvolver um planejamento eficaz, você já tem a base pronta para se tornar um investidor de sucesso!

 

Leave a Reply