Você‌ ‌sabe‌ ‌o‌ ‌que‌ ‌é‌ ‌Preenchimento‌ ‌FPQ?‌ ‌

 

Abrir uma franquia não é tão simples quanto parece, afinal é preciso saber se o candidato está ou não pronto para investir no negócio. Se por um lado a empresa precisa de franqueados para manter a expansão do seu empreendimento, por outro ela precisa ter a confiança de que aquela pessoa está dentro do perfil desejado e consegue administrar o empreendimento, principalmente para manter a qualidade do nome da marca.
E é para isso que serve a Ficha de Pré-Qualificação (FPQ). Separamos alguns itens fundamentais que merecem atenção para preencher a ficha:

Hora de utilizar

Um dos pontos mais importantes da FPQ é saber o momento certo para utilizá-la. Isso porque a ficha é um documento extenso e que contém diversas informações importantes, além de terem um valor confidencial entre franquia e franqueado. Por essa razão é fundamental saber o momento ideal para preencher e entregar para a franquia. Um dos momentos mais apropriados para a utilização da FPQ é após a abordagem e oferta, sinalizando que a franquia pode se tornar uma realidade.

Qualificação

Como já apresentado, é fundamental que o franqueado tenha perfil, qualificação e aptidão para empreender. Isso porque o nome e a marca a serem utilizados é de uma empresa que já está consolidada e ele precisa manter a qualidade na hora de entregar o produto. A FPQ ajuda a perceber se o possível franqueado tem o que é necessário para começar o empreendimento, inclusive o capital.

Extensão

As FPQ são extensas, afinal é preciso obter o maior número possível de informações do possível franqueado. Dessa forma, o documento precisa ser minucioso e oferecer um questionário nos mais diversos âmbitos, indo da parte financeira até a parte de expectativas entre franquia e franqueado.

Conteúdo

O conteúdo a ser investigado através da FPQ precisa ser cauteloso e bem pensado, afinal é preciso despertar o interesse do futuro franqueado para responder a todo o documento. Por outro lado, o conteúdo das respostas também precisa ser algo pensado com cuidado, afinal é a partir desse documento que a possibilidade de realizar o sonho e iniciar um empreendimento próprio pode se tornar realidade. Dessa forma é fundamental que o candidato a franqueado seja sincero e criativo nas respostas, a fim de mostrar todo seu potencial como investidor e empreendedor, com a capacidade de manter a qualidade do produto oferecido.

Vale ressaltar que a FPQ tem valor simbólico para as duas partes envolvidas no processo de franquia. Com isso o uso correto dela permite que o entusiasmo e a expectativa por um novo caminho nos negócios seja criado, assim como uma boa relação entre franquia e franqueado.

A franquia Dídio oferece diferentes opções para seus franqueados, são escolhas diferentes para perfis diferentes. Tem a opção ideal para empreendedores individuais, que buscam ser o dono de seus próprios negócios; o desenvolvedor de área, para quem tem perfil executivo e quer administrar médias e grandes operações; e, por fim, a opção para conversão de bandeiras, que são aqueles empresários que já atuam no setor de pizzaria e querem fazer parte da Dídio Pizza. Encontre seu perfil ideal e faça parte do time Dídio.

 

Leave a Reply