Erros que podem acabar com sua franquia e como evitá-los.

By 27 de outubro de 2020 Nossa Franquia

Abrir uma franquia é um processo gratificante, todo o esforço e cuidado com o negócio valem a pena e é possível acompanhar o crescimento gradual. Há um grande equívoco em pensar que, por ser uma franquia, as coisas vão funcionar sozinhas. Existe um caminho de erros e acertos a ser traçado. A grande vantagem é que muitos já trilharam esse caminho e podem ajudar! Separamos alguns erros comuns que podem atrapalhar o desenvolvimento do seu negócio e, com certeza, trouxemos as soluções:

Falta de identificação com a marca e negócio

Trabalhar sem se conectar com o que faz pode gerar um desgaste dobrado. A gestão de uma franquia demanda tempo, dedicação e esforço.Tudo isso se torna mais simples quando há uma conexão e interesse em relação à marca e ao produto oferecido. Isso é importante para que as coisas fluam.

 

Como solucionar: A pesquisa prévia é extremamente importante. Mesmo que seja uma marca que você admire muito, pesquisando sobre a marca, você pode descobrir muito mais sobre como acontecem os processos, se a marca é transparente e se oferece o suporte necessário para que você cresça. Então, além da admiração, tire todas as suas dúvidas. Se essa identificação se mantiver, e caso se sinta seguro, então inicie esse novo desafio! 

Falta de planejamento

O planejamento é essencial para qualquer projeto, pequeno ou grande. Planejamos nosso dia, um encontro, uma reunião, enfim. Tudo precisa de planejamento, especialmente uma franquia. Nada pode ser feito por impulso. A hora de planejar é quando se define custos, cronograma, prazos e riscos. Cada passo é importante e se algo for feito sem estudo prévio pode causar altos prejuízos.  

 

Como solucionar: Avalie todos os caminhos, sua identificação com a marca, o ponto do seu negócio e o histórico e experiência dos franqueados. Trace cada movimento estratégico para sua franquia. Estude, faça perguntas e assim você evitará diversos erros. A Franquia Dídio possui um sistema de Test Drive incrível que permite uma vivência na prática para quem deseja ser um franqueado. Uma experiência imersiva de um dia nas atividades da franquia para entender todo o processo e assim tirar qualquer dúvida. 

Ausência

Como citamos, um pensamento muito comum e errado é a ideia de que as franquias funcionam sozinhas. São um negócio muito promissor, conta com uma marca forte, consumidores fiéis e um sistema praticamente pronto, porém o trabalho é por conta do empreendedor. É o dono que faz acontecer com trabalho e dedicação. É preciso estar presente no dia-a-dia, entender a dinâmica das atividades, as dificuldades e pontos de melhoria. 

 

Como solucionar: Seja um empreendedor presente. Acompanhe a rotina do seu negócio, saiba o que cobrar de seus colaboradores e qual é a fórmula que encaixa perfeitamente com seu ponto. Coloque sua dedicação, experiência e se desafie a encarar os riscos e acertos do seu negócio. Pode ser cansativo, mas além dos resultados financeiros, você poderá desfrutar da gratificação que é ver seu esforço dando certo.

 

Conte com a gente para tirar dúvidas e entender melhor sobre as franquias! 

Leave a Reply