Franquias ou negócio próprio? Qual é a melhor opção.

By 20 de outubro de 2020 Nossa Franquia

Uma mente empreendedora está sempre pensando em possibilidades, mesmo que ainda seja colaborador de uma companhia. Na melhor oportunidade, surge a dúvida: seria melhor abrir um próprio negócio? Será que abrir uma franquia é o melhor caminho? Nesse post vamos te ajudar clarear essas ideias e informar melhor sobre riscos e vantagens de cada estratégia, vamos lá!

Franquia x Negócio próprio: diferenças

Para começarmos, vamos falar sobre o que diferencia cada modelo. O negócio próprio exige um planejamento do zero, por conta e risco do empreendedor fundador. O trabalho de consolidação da marca e fidelização de clientes é construído aos poucos. Já no caso das franquias, o início já conta com uma marca estabelecida. Os dois modelos contam com riscos, mas franquias podem oferecer suporte, além de diminuir os imprevistos. 

Como funciona uma franquia

Os moldes de negócio podem variar bastante de acordo com os franqueadores. Basicamente, abrir uma franquia consiste em participar da estratégia de expansão de uma marca já estabelecida em reputação e modelo de negócio. Isso significa se alinhar com as ideias e objetivos da marca, se enquadrar nos padrões e conceder direitos de uso ao franqueador. 

O ramo alimentício por exemplo tem sido um dos mais vantajosos quando se trata de franquias. Fatores como a digitalização e facilidade proporcionada aos consumidores têm feito o setor expandir muito, mesmo em meio a crises. 

Investimento e tempo de retorno

Como citamos, cada franqueador possui diferentes modelos de negócio, o ideal é pesquisar e estudar muito bem as possibilidades antes de fechar acordos. Os modelos de franquia da Dídio têm diferentes valores de investimento, são sistemas muito bem estruturados e seguros que dão um retorno estimado em dois anos. Veja os diferentes formatos de franquia dídio:

  • Modelo Empreendedor Individual: Para empreendedores que desejam ser donos do próprio negócio e experimentar os benefícios de ser um franqueado;
  • Modelo Desenvolvedor de Área: Para gestores executivos com o objetivo de gerenciar operações maiores;
  • Conversão de Bandeira: Para empreendedores que possuem pizzarias em atividade e querem aproveitar as vantagens de ser um franqueado Dídio.

A Dídio ainda oferece aos interessados um test drive que consiste na participação das operações de uma pizzaria Dídio por uma noite! Assim pode tirar dúvidas e experimentar de verdade toda a dinâmica do negócio. Incrível, né?!

Vantagens da Franquia

Modelo de negócio comprovado: Como mencionamos, franquia é uma estratégia de expansão de negócios que já deram certo, as probabilidades de sucesso são bem maiores e mais comprovadas.

 

Nome da marca: A construção de uma marca não é nada fácil, precisa de muito estudo para passar a alma do negócio em branding, comunicação e em todo o processo de divulgação. Ser um franqueado significa ter todo esse processo pronto! É só agregar o time e aproveitar o nome e reputação da marca para alavancar os resultados.

 

Fornecedores de qualidade: Um dos maiores desafios é conseguir fornecedores confiáveis, que não deixam na mão e com baixo custo. Ser um franqueado te garante tranquilidade com toda essa questão, com garantia de qualidade e confiança.

 

Ainda tem dúvidas? Fique a vontade para falar com a gente! Estamos dispostos a te ajudar a crescer e encarar esse novo desafio!

 

Leave a Reply