
A pizza já foi uma mistura de farinha e água feita pelos egípcios, há seis mil anos, chamada de pão de Abrahão ou piscea
Os fenícios, três séculos antes de Cristo, enchiam seus pães com carne e cebola. Os italianos colocavam tomates. Mas a primeira pizza com queijo como conhecemos foi criada em 1889, quando dom Raffaele Espósito, um padeiro de Nápoles a serviço do rei Umberto I e da rainha Margherita, quis fazer uma homenagem montando uma pizza com as cores da Itália, branco, vermelho e verde, usando mussarela, tomate e manjericão.
A imigração italiana trouxe a pizza para o Brasil, e desde então novos sabores e maneiras de fazer foram sendo incorporados ao prato e, uma tradição italiana, se transformou em cultura brasileira.
Com tantas opções, inclusive veganas e integrais, é difícil encontrar quem não goste de pizza. No Brasil, são produzidos, cerca de 1 milhão de pizzas por dia e o prato é tão famoso, que até ganhou um dia no calendário, 10 de julho.
Antigamente, a pizza era sinônimo de um jantar especial de sexta-feira com a família. Hoje, com a variedade de maneiras de consumo, não existe hora, nem momento certo para pedir.
Por que investir em uma franquia de pizzaria
O Brasil é o 2° maior consumidor de pizza do mundo. O setor de pizzaria se associa ao segmento que se mantem em alta mesmo em tempos de crise, o de alimentação. A Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), mostrou em uma pesquisa que o setor teve um faturamento de R$ 642 bilhões, representando 9,6% do PIB brasileiro.
Outro fator que favorece quem pretende investir é que, cada vez mais, o brasileiro tem se alimentado fora de casa. Segundo dados do IBGE, o brasileiro gasta cerca de 25% da renda com alimentação fora de casa e com os aplicativos que permitem pedir comida pelo celular, o número de pessoas pedindo delivery de pizza é ainda maior.
Se pretende investir em um fatia consistente do mercado, conheça algumas franquias de pizzaria:
Franquia de Pizzaria: Didio Pizza
Especializados em delivery, a Dídio Pizza está em expansão em São Paulo. Por ano são vendidas 420 mil pizzas nas 24 unidades da rede que tem investido em mudanças e modernização que neste ano resultou na diminuição do investimento inicial. Um dos grandes diferenciais das pizzas doces da Dídio é que todos os recheios são desenvolvidos exclusivamente para serem servidos em temperatura ambiente. A Dídio Pizza iniciou sua expansão com estudo de mercado, buscando regiões com menor concorrência e grande potencial. A meta da marca é atingir 130 unidades nos próximos 5 anos.
A rede conta espera fechar 2018 com 32. A exemplo das grandes franquias americanas, a rede expande de forma espiral garantindo assim uma logística eficiente de entrega de insumos para os franqueados e também de apoio com consultoria de campo constante
Investimento total: R$ 295.000
Projeção de faturamento anual: R$ 814.000
Retorno estimado: 2 anos