10 redes de franquias com modelos de negócios não sazonais para faturar o ano todo

By 7 de janeiro de 2018 junho 17th, 2019 Na Mídia

Ramos como alimentação, beleza, saúde e serviços tendem a apresentar faturamento equilibrado entre os doze meses do ano

Investir em um negócio próprio requer que um empreendedor pondere diversos fatores para buscar fazer escolhas bem assertivas. Há quem prefira negócios mais sazonais para ter períodos de calmarias ao longo do ano como por exemplo, sorveterias no inverno. Mas há quem prefira atuar como modelos de negócios mais estáveis que apresentam possibilidade de faturamento mais equilibrado ao longo dos doze meses do ano.

Os modelos de negócios não sazonais permitem que empreendedores faturam a mesma média ao longo do ano todo, evitando surpresas ou a necessidade de planejamentos agressivos de marketing para alavancar as vendas. Em geral, modelos de negócios de ramos de alimentação, beleza, educação, saúde e serviços são os que mais atuam a essa realidade.

Veja a seguir 10 exemplos de redes de franquias não sazonais para investir em 2019:


1 – Instituto Ana Hickmann

É uma rede de escolas profissionalizantes que atua nas áreas da Beleza, Fotografia e Moda Sustentável, com uma inovadora proposta pedagógica e educacional, oferecendo a possibilidade de as pessoas aprenderem uma profissão que gerará renda às famílias, independentemente da idade, classe social e acadêmica. Atualmente a marca conta com cinco unidades franqueadas em operação, com investimento varia entre R$268 mil e 378 mil. O prazo de retorno estipulado é de 18 a 24 meses.

2 – MaisLaser

Trata-se de uma rede de clínicas de depilação a laser que oferece uma diversidade de tratamentos. A marca tem como sócio Wlamir Bello, especialista em orientação empresarial com anos de atuação pelo Sebrae, e a empresária e apresentadora Ana Hickmann. Para ser proprietário de uma franquia, o investimento inicial varia entre R$ 257 mil e R$ 271 mil. O prazo de retorno estipulado é de 19 meses. Atualmente conta com cinco franquias.

3 – Brasil Canadá

É uma franquia que converte escolas tradicionais em bilíngues, da educação infantil até o 9º ano. O investimento inicial é de R$48 mil a R$282 mil, com prazo médio de retorno de 24 meses. Em 2019, a marca planeja abrir 10 unidades e, em cinco anos, atingir 550 escolas, 115 mil alunos e obter um faturamento anual acima de R$ 125 milhões. Atualmente a rede possui uma unidade.

4 – SuperGeeks

Fundada em 2014, a SuperGeeks é a primeira e maior escola de Programação e Robótica para crianças e adolescentes do Brasil. Com mais de 5 mil alunos matriculados, a rede atende crianças entre 05 e 17 anos que fazem cursos para aprender Ciência da Computação, a partir do desenvolvimento de games, do conhecimento em Robótica, Realidade Virtual e Aumentada, Inteligência Artificial e também por meio da criação de aplicativos e sistemas web, incluindo questões de redes de computadores e servidores.

Com 50 unidades em operação no país, a marca inicia seu projeto de expansão dentro do Brasil e em outros países, iniciando por Portugal, Estados Unidos e regiões de língua espanhola, já com demanda para o Japão. A rede oferece modelos de negócios com investimentos que variam entre R$ 22mil e R$200 mil.

5 – Laundromat

A rede de lavanderias, com mais de 30 anos de experiência no mercado, trabalha com os modelos de negócios: Integral, Express e instalação de lavanderias em condomínios residenciais e hotéis. Além disso, a marca também lançou este ano o formato de loja self service no sistema de comodato a partir de R$ 55 mil, uma das grandes apostas para a expansão.

Atualmente a marca conta com mais de 90 pontos em 17 estados brasileiros. Com o método de autosserviço de lavagem e secagem de roupas, que elimina a necessidade de funcionários e pontos de instalação com valores mais atrativos ao empreendedor, a marca pretende em 2019 inaugurar 30 operações. As primeiras lojas já serão instaladas no mês de janeiro nas cidades de Cuiabá (MT) e Rio de Janeiro (RJ).

6 – Detroit Steakhouse

A marca de alimentação, que tem foco principal nas classes B e C, aposta em um cardápio recheado de promoções para continuar em franca expansão e como faturamento em alta o ano todo. Atualmente, a rede está com 30 unidades em funcionamento e mais 20 contratos assinados.

A marca ganha capilaridade pelo país com os rentáveis formatos de operações:  Restaurante (a partir de R$ 580 mil) e Express (R$ 250 mil), fora custo da reforma e adaptação do imóvel. A empresa ainda possibilita que o franqueado tenha a versão 2 em 1, ou seja, com uma única cozinha, atender ao restaurante e também ao Express, que trabalha como fast food.

7 – Instituto Gourmet

O Instituto Gourmet é a maior rede de franquia especializada em cursos profissionalizantes na área da gastronomia. Criado para quem deseja ingressar no mercado gastrônomico e obter formação profissional da área, o Instituto oferece opções de cursos de curta ou longa duração, com flexibilidade nos horários e foco na interação do aluno. Criada em 2014, a rede ingressou no franchising em 2017 e já conta com mais de 50 unidades comercializadas em todo país.

8 – Dídio Pizza

Especializada em vendas por delivery, a Dídio Pizza está em expansão em São Paulo. Por ano são vendidas 420 mil pizzas nas 24 unidades da rede que tem investido em mudanças e modernização que neste ano resultou na diminuição do investimento inicial.  A rede conta espera fechar 2018 com 32.

A exemplo das grandes franquias americanas, a rede expande de forma espiral garantindo assim uma logística eficiente de entrega de insumos para os franqueados e também de apoio com consultoria de campo constante.  O investimento inicial é de R$265 mil e o faturamento médio mensal é de R$67 mil com rentabilidade de 12%. O retorno do investimento é estimado em 28 meses. Prazo de retorno: 28 meses. 

9 – MegaMed

A Megamed é uma rede de clínicas com foco em oferecer atendimento de alta qualidade a preços acessíveis. Nossa equipe é cuidadosamente selecionada e preparada para atender você e sua família de maneira humanizada com foco no seu bem-estar.

Com pacotes que incluem consultas e exames, a Clínica Megamed localizada no coração da zona leste, conseguiu firmar parceria com cerca de 140 empresas, atendendo mais de 3 mil vidas, somente no 1º semestre deste ano.

O formato tem dado tão certo que a clínica dispõe de pacotes especiais e que podem ser aderidos de acordo com a necessidade dos pacientes, como por exemplo: pré-natal, check-up feminino ou masculino, até tratamento estético.

10 – Dank Idiomas

Fundada em 2010, a escola de idiomas atua com modelo de negócio de escola móvel, que oferece cursos de idiomas in Company.Com isso, os franqueados da rede atuam com uma operação enxuta em que eles podem trabalhar em sistema home office, sem necessidade de instalar-se em ponto comercial e fazendo sua própria rotina.

A operação precisa apenas de itens básicos, como mesa, cadeira, computador, conexão à internet e telefone. O kit inicial vem com tudo o que o profissional precisa para começar a dar aulas particulares em sua cidade. Para investir em uma nova unidade franqueada da rede são necessários a partir de R$21 mil de investimento inicial.

Fonte: Sua Franquia – www.suafranquia.com

Leave a Reply