Você sabe quem é o embaixador da sua marca?

By 5 de outubro de 2019 novembro 5th, 2019 Artigos

 

*Por: Elidio Biazini

Embaixador nada mais é do que alguém que representa uma marca ou um evento. Saber definir o embaixador de uma empresa é sem dúvida um dos fatores mais importantes para o sucesso. Escolhê-lo é entender bem quem é o público-alvo da marca, como ele demanda os serviços e produtos oferecidos e quais são as suas necessidades. O embaixador pode influenciar outras pessoas a se interessarem ou não pela marca.

Por este motivo, além de estar alinhado à missão e valores da marca, um embaixador deve conhecer a empresa a fundo, suas expectativas e manter um relacionamento contínuo com a companhia. O embaixador de qualquer empresa deve ter bom relacionamento com o consumidor final e entender bem o perfil de quem ele está atendendo. Ele deve vestir a camisa da empresa e defender o que faz. Neste sentido, valorizar e investir em quem está te representando junto ao seu público-alvo, é importantíssimo para que o negócio seja bem-sucedido.

O ideal é que todos os stakeholders de uma marca se tornem embaixadores dela e partindo desta lógica, qualquer pessoa que promove uma marca, produto ou serviço pode ser considerado um embaixador.  O mais bacana é que o embaixador uma vez sendo o próprio usuário final, ele acaba fazendo o chamado “marketing boca a boca”, que influencia outros consumidores.

Seja o próprio colaborador de uma rede, um youtuber famoso ou um influenciador ou então os próprios consumidores, enfim, todos eles influenciam diretamente no andamento dos negócios. Uma rede alimentícia que atua com delivery, por exemplo, jamais pode desvalorizar seus entregadores, pois eles também são embaixadores da marca e são as pessoas que lidam com o consumidor final. Uma empresa que comercializa produtos veganos pode escolher como embaixador pessoas que lutam pela causa e sabem lidar com este público específico.

Conseguir tornar toda uma cadeia em representantes de um negócio ou mesmo nomear parte dela como embaixadora, faz parte da estratégia de branding de qualquer marca que quer se manter no mercado por um longo período de tempo. Trata-se de saber gerar visibilidade para a marca e pensar em todos os públicos envolvidos.

* Elidio Biazini é fundador e Diretor Executivo da Dídio Pizza Delivery – eleita em 2017 a rede de franquia de pizza com maior potencial de investimento pela Revista “Pequenas Empresas, Grandes Negócios” e por quatro anos consecutivos premiada com o selo “Excelência em Franquia” da ABF

– Associação Brasileira de Franchising

Montou o primeiro negócio no segmento da construção civil, teve uma breve passagem no ramo automobilístico e, em seguida, encontrou-se no mercado de alimentação e começou seu projeto no bairro da Lapa, em São Paulo, com uma unidade de pizzaria delivery. Após a consolidação da primeira loja, realizou seu sonho e tornou sua marca uma sólida rede de franquias que cresce e conquista prêmios de excelência conforme aumenta participação de mercado.

 

 

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