Embate de preços, como se destacar?

By 9 de abril de 2018 junho 18th, 2019 Nossa Franquia

O mercado de pizzarias tem vivido uma guerra de preços em que a qualidade tem sido colocada de lado para que a margem de lucro aumente, mas há um único perdedor nesta batalha: o consumidor. Diante de uma competição que muitas vezes beira ao extremo, como se destacar numa guerra em que o cifrão é a força maior?

Qualidade: um princípio imprescindível

Uma das formas de se sobressair numa guerra de preços é não abrir mão da qualidade, pois o público logo percebe quando uma empresa reduz o nível de seu produto/serviço para vendê-lo por um preço menor. Mas não estaria este mesmo público buscando pagar menos? Como sobreviver sem baixar o preço e ainda manter a qualidade?

Diversificação de produtos

Como solução, é melhor praticar o “canibalismo comercial” do que ver o caixa do concorrente se enchendo às custas de um produto de má qualidade e preço baixo. Ao invés de mexer na qualidade para chegar a uma margem de preço “competitiva”, é mais inteligente diversificar seu portfólio de produtos/serviços prestados, e desenvolver linhas especiais que atendam aos diversos públicos da sua marca. No caso da Dídio Pizza, criamos a linha “Leve Dídio”, em que oferecemos um produto de qualidade numa proporção menor para nossos clientes que desejam pagar menos, mas com muita transparência, sem enganar o consumidor. Esta estratégia nos permite manter os preços sem alteração nos outros sabores do menu, e só recorrer a promoções apenas quando necessário. Além disso, é possível alcançar diferentes públicos, desde o que procura um preço acessível até o que está disposto a pagar mais por um produto de qualidade.

Qualificando o público

Todos os públicos possuem qualidades especiais que as marcas podem explorar. Assim como parte do público da Dídio quer um produto barato e de qualidade – para quem criamos a linha Leve Dídio, também há o que preza pela qualidade dos ingredientes, que gosta de processos artesanais e está disposto a pagar o preço dessa produção. Entender, classificar e qualificar seu público é uma forma de vencer a guerra de preços, criando não apenas produtos específicos, mas uma comunicação que os atinja em cheio e transmita a mensagem que buscam. Se seu público quer preço baixo, dê a eles preço; se procuram sofisticação, comunique sofisticação.

Com essas pequenas atitudes que envolvem a compreensão de público e a percepção de valor da sua marca, é possível driblar a concorrência e ir além do embate de preços, destacando-se dos demais e mantendo seu público fiel à sua marca, muitas vezes, trazendo atingindo novos targets e aumentando o lucro sem precisar se envolver na fácil guerra de preços que, ao invés de beneficiar, acaba por prejudicar o consumidor final e os cofres da empresa.

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